Ode ao homem!



0 comentários


Et Homo factus este
"O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS, À
SUA IMAGEM E SEMELHANÇA".

Uma ode ao homem, esse gigante obreiro Universal!

      Não posso concordar com a criação do Universo e do homem, de uma hora para outra ao simples comando do “abracadabra” sem origem nem destino. Ou que tenha sido obra de alguma casualidade, choque ou explosão como a ciência tenta explicar. Existiu e sempre existirá poderosa e inexcedível Força, chamadaDeus, que moldou nosso planeta num período de sete dias e que, mesmo sendo o Arquiteto e o dono de tudo que existe, não se autodetermina “latifundiário” nem faz questão que suas criaturas se digladiam pela posse da terra e das riquezas nela existentes. Todos temos o livre arbítrio!

      O texto bíblico diz: “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia. Havia trevas sobre a face do abismo”.

      Todo processo de criação do mundo seguiu um programa inteligente e organizado, quando tudo inexistia. Após serem criadas todas as maravilhas, faltava o Homem para administrá-las como o centro máximo da criação divina.

      Em nenhum instante evolutivo da criação Deus necessitou de assessores, secretárias, computadores, engenheiros, cientistas, gurus, consultores, biólogos, políticos ou especialistas com Ph.D em construção de universos. Porque o próprio Deus é o poder e a síntese de tudo que existe.

      Foi feito, então, um homem de argila, feito à Sua imagem e semelhança, que seria uma criatura inteligente, apta para gerir todas as riquezas da Terra e seria superior a todos os seres viventes. Concluída a escultura de barro, o Criador soprou nas suas narinas, dando-lhe o sopro da vida, com dualidade de corpo sujeito à decomposição e alma imortal; com virtudes e defeitos. Ao homem foi dado o livre arbítrio para viver com toda liberdade.

      Depois daqueles sete dias gloriosos o homem começou a povoar a Terra, rica em dádivas e a expandir seus domínios.A primeira grande conquista foi a constituição da “família”.

      Vieram depois, reinos, dinastias; sistemas políticos, sociais, religiosos e a utilização da terra, dos mares e rios, serras e planícies,  através do cultivo e exploração de tudo que fosse aproveitável para alimentação, vestuário e abrigo. Só restava ao homem recém criado, crescer e se multiplicar por todos os recantos da Terra dadivosa. Contanto que ele se mantivesse senhor de todos os seres viventes e tementes a Deus, como princípio e fonte de tudo que foi criado.

      O homem se deu bem, por ser uma criatura extraordinária; desde sua adaptabilidade às diversas condições de vida no planeta, ser procriativo, até à desconhecida sutileza de criar coisas novas, adaptar, reformar e melhorar sua própria performance. Estudaram-lhe a mente, os ossos, nervos, sangue, resistência física ao trabalho, às doenças e pragas.
      A conclusão foi de que o HOMEM É ANTES DE TUDO UM FORTE!

      Vasculharam seu cérebro, seu caráter e seus sentimentos psicológicos. Analisaram seu biorritmo, preferências e aversões. Mensuraram sua inteligência e adaptabilidade, instigando-o a superar recordes, cada vez mais difíceis. Criaram-se meios para melhorar sua musculatura, força e competitividade. E o monumento HOMEM está cada dia mais capacitado a se superar e se adaptar a qualquer situação.

      Essa conquista do homem está presente nas mais rígidas condições que enfrenta; desde o frio intenso das geleiras, até a temperatura tórrida dos trópicos.


      Deus deve ter pensado. “Vou criar este ser inteligente para ser feliz! Dar-lhe-ei todas as ferramentas para deixar este mundo melhor, do que estava quando nasceu! Seja aumentando a espécie humana, cuidando das flores, florestas, mares, oceanos e dos animais; escrevendo poemas e canções ou guiando os povos pelo mundo afora! Tomara que ele não me decepcione!

      Deve ter concluído Deus.

      O homem aí está, com as mãos cheias de bênçãos e oportunidades para explorar, facilitar e melhorar a vida no planeta Terra. Não obstante os bons propósitos de  Deus, apareceram os homens benfeitores da humanidade e também os destruidores das Suas maravilhas.  A maior necessidade do mundo, entretanto,  é encontrar um rumo que afaste a humanidade dos perigos que ameaçam destruí-la; através das guerras, da fome, violências, ganâncias, invejas, doenças incuráveis, exclusão social, desemprego e miséria. 

      Mas, o homem ainda não aprendeu o segredo de agradecer a Deus tudo que recebeu de graça. Muitas criaturas acham que Ele não existe, ou que já morreu. Porém, Deus está vivo entre nós. É Supremo Poder e Sabedoria que comanda o Universo. É Inteligência Magnífica, incriada e infinita que se faz presente no átomo e nas gigantescas galáxias. Cada dia, Ele nos manda recados, através dos fenômenos da natureza e da vida exuberante que brota do nada!
      Do fulgor do sol, da magnificência da lua e do brilho das estrelas.
      Que ser mortal teria poderes para fazer o que Deus faz?

      Apesar de tudo o homem merece o honroso título de “REI DA CRIAÇÃO", que ele explora ao pé da letra, cultivando e exibindo declarado complexo de superioridade sobre as mulheres. Sem desmerecer a força e inteligência delas, o homem possui grande resistência às intempéries e ao cansaço, enfrentando as adversidades da vida com maior rudeza.

      Por este mundo afora existem muitos homens completamente loucos. Loucos para viver intensamente, participar, ajudar, assumir responsabilidades, praticar atos morais nobres, inventar coisas novas, respeitar as leis e os direitos humanos, de disseminar a convivência pacífica entre os povos. A Paz, o Amor e as verdades que dão vida à vida!

      Homens loucos para dar cores e vida nova às coisas mortas! Há homens loucos para salvar vidas, curar doentes e praticar boas obras; de amar ao próximo como a si próprios. Há homens loucos para falar a verdade. Eles estão sempre disponíveis. Eles ardem de paixão e iluminam a vida como girândolas multicoloridas. São seres humanos fantásticos!

      O homem criado por Deus, acrisola dentro do seu coração todas as sementes do bem e da felicidade; do progresso e da paz. Infelizmente o egoísmo, a ganância, a prepotência e a inveja de muitos deles não permitem que o bem e a felicidade floresçam em plenitude, nos corações do próximo. O mundo maravilhoso do homem seria outro, se o velho adágio popular: “Um por todos e todos por um” fosse uma realidade e não apenas um provérbio.
O homem na sua essência, é a criatura mais admirável dentre as que existem.

      E ai está o bicho homem fazendo e acontecendo.
   Criando e destruindo! Sorrindo e chorando! Mandando e obedecendo!

Autor Rivaldo Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

newer post older post