Dia das mulheres - 8 de março



0 comentários


             "Tu és divina e graciosa estátua majestosa/do amor por Deus esculturada!"

  (Da música Rosa - Pixinguinha) 

  Deus fez a mulher diferente de tudo quanto possa existir neste mundo. Ela está equipada com extraordinária capacidade de resistência física, de adaptação, de amar, sofrer, doar-se, gerar vidas, sorrir, chorar e impulsionar o homem para a frente.


  Deu-lhe Deus poderosa arma invisível chamada sedução.  Esta arrebatadora força sobrenatural, está presente até nas vidas das mulheres santas. Não apenas pela beleza física, mas pela personalidade e carisma que desenvolveram à sua volta. Santa Tereza de Ávila foi uma mulher sedutora. Como o foram Santa Luzia, Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Clara de Assis, Santa Maria Domingas Mazzarello, dentre muitas. A mulher não é apenas essa "divina e graciosa estátua majestosa" que nos encanta e emociona nas ruas, nos lares, universidades, praças, jardins, fábricas, festas, carnavais, mosteiros e escritórios.

  A mulher é a sintetização do pensamento de Deus, que a fez sentimental, versátil, inteligente e rica de curvas e formas admiráveis. É soberana e capaz de perpetuar a continuidade da raça humana pelo milagre da gestação. É soberba pela condição de transformar nutrientes em leite, para alimentar o filho. É admirável a tenacidade da mulher para igualar-se ao homem em tudo. Essa luta vem de longe. Daí termos Damas cientistas, diplomatas, advogadas, médicas, ministras de estado. Damas santas, bandidas e outros modelos de maravilhosas Damas.

  O mundo outrora tão masculinizado, foi tomado de assalto pelas mulheres. Surgiram, então, as heroínas, as religiosas, operárias, secretárias, policiais, bailarinas, atrizes, escritoras. As líderes nas profissões liberais, na política e nos deveres domésticos. Como RAINHAS DOS LARES as mulheres dominam um território exclusivo: onde o homem passa, mesmo à contragosto, a ser seu vassalo e servidor.

  Deus foi generoso e soberbo quando fez a mulher. Trabalhou nos mínimos detalhes para dar-lhe charme, poder e dignidade. Além da costela de Adão ela recebeu outros dotes maravilhosos para ser a criatura mais cobiçada do Universo. O Senhor a produziu como quem tece uma colcha de retalhos; juntando cada pedacinho até chegar à perfeição. Certo dia no silêncio de alguma alvorada, Deus sentou-se sob a copa de frondoso pé de jacarandá no jardim do Éden. À sua frente, um riacho de águas cristalinas, deslizava por entre seixos reluzentes. Por toda parte espraiava-se exuberante relva emoldurando a grande campina.

  Em êxtase Divino, o Grande Artista ouvia excelsa melodia vinda misteriosamente de todos os lados. Aos poucos,  Ele foi esculpindo o corpo da mulher, tão perfeito e fulgente que até hoje se mantém da mesma forma como foi concebido. Em ambiente tão místico, Deus juntou o fulgor da lua, a ondulação das ondas, a simetria das samambaias, a tranquilidade do regato, a fofura da chinchila, o olhar fatal da pantera, o tremular da relva, a esbelteza do junco, o colorido das flores, a sutileza da gazela, a personalidade do sol nascente, as lágrimas do orvalho, as carícias do vento, a timidez da lebre, a vaidade do pavão, a rigidez do diamante, a doçura do mel, o tagarelar dos pardais, o calor do fogo e a frieza da neve, para formar a obra prima mais bela e amada da natureza: a mulher!

  Via de regra a fêmea predomina sobre o macho, não apenas pela faculdade procriadora, mas pela hereditariedade biológica, pois é a fêmea a condutora da arca santa da continuidade da espécie. Daí ser a fêmea primária e básica para a evolução da vida. Enquanto o macho é secundário neste sublime mister.

  Existem interessantes curiosidades sobre as mulheres. Elas são gregárias por natureza. Não há notícias de religiosas eremitas. São mais fortes do que os homens nas adversidades. São mais firmes em suas convicções. Amam mais os homens do que estes a elas. Sua intuição está sempre mais aberta do que a do sexo oposto. Elas são mais sentimentais do que eles. As meninas aprendem a falar mais rápido do que os meninos. Mulheres guardam mais segredos do que os marmanjos. A quantidade de mulheres nos hospitais de doenças mentais é menor do que a dos homens. Suicidam-se menos mulheres do que homens. A vida do sexo feminino é mais longa do que a outro sexo. Nascem mais Marias do que Josés. E as mulheres tagarelam mais do que os homens.; o que as torna admiráveis!

  Apesar de terem efetuado grandes conquistas, as mulheres descobriram e aceitam ser o mundo predominantemente dos homens. Além de amadas elas devem ser temidas e respeitadas, pois o Criador deu-lhes charme, brabeza, poder de sedução e argúcia. Há mulheres que acham pouco a beleza física que Deus lhes deu, e se adornam com balagandans, jóias, roupas vistosas, maquiagens e tudo que a ciência põe à sua disposição para aumentar seu "sex appeal", para se tornarem atraentes e irresistíveis.

  Orgulho-me das mulheres que o Senhor me deu Esposa, filhas, noras e netas, cada qual com seus dotes e sentimentos naturais. Sua majestade a mulher será sempre um espetáculo feérico, para dar sentido e aguçar a imaginação dos homens. Basta olhar a graciosidade de uma menina-moça, a felicidade de uma jovem mãe, a experiência de uma anciã, inexcedível no papel de conselheira! Torço para que aumente o número de  mulheres-mães, mulheres santas, mulheres sensacionais, mulheres medalhas de ouro, mulheres fora de série, mulheres cientistas, mulheres heroínas, mulheres cheias de bondade e amor, pois, elas são para os homens o que estes são para o Universo.

  Não obstante o grande avanço de emancipação e libertação social das mulheres, elas continuam discriminadas, principalmente nas comunidades religiosas e quando procuram empregos. Muitas conseguem sobrepor-se   às barreiras impostas, às custas  dos seus atributos essencialmente femininas. A sonhada emancipação feminina impõe ingentes sacrifícios; devido à necessidades que as elas têm de exercerem profissões, às vezes, incompatíveis com a família e feminilidade.

  Nem é preciso lembrar quanto amamos algumas mulheres e quanto delas necessitamos. Precisamos sempre de muitas Marias de Nazaré, de muitas Irmãs Dulce, Terezas de Calcutá, Cinderelas, Brancas de Neve, Chapeuzinhos Vermelhos, Claras de Assis, Emílias de Rodat, pois os exemplos de suas vidas dão sentido às nossas vidas. 

  De modo geral, todas as mulheres são consideradas bonitas, impetuosas, trabalhadoras e inteligentes, inclusive as loiras. As indústrias inventaram incríveis artifícios para torná-las  mais belas e "fatais". Já os homens têm de se contentar com a aparência milenar que o Criador lhes deu, sem muitos remendos para melhorar suas fachadas. As mulheres nascem com uma armadilha pessoal, que só o tempo pode mostrar. Elas são  "caprichosas"e choram que é uma beleza! Isto torna quase impossível conhecer melhor seus temperamentos e personalidades. 

  Só existe uma maneira infalível de se conhecer bem as mulheres: casar com uma delas!  Apesar de toda glória, mistério e doçura que as aureolam, elas ainda não conseguirem uma fórmula poderosa para tornar a união matrimonial duradoura; para uma vida feliz e dois, até que a morte separe o casal. Por isso, aí estão as separações, os perversos divórcios que tanto maltratam os casais, de modo especial as mulheres, como partes frágeis da questão.

  Por causa das mulheres já morreram milhares de homens apaixonados; hipotecando-lhes eterno amor. Muitos desventurados estão trancafiados nas penitenciárias, purgando penas por causa de suas amadas Dulcinéias. Tudo por culpa do amor... que é lindo! Os sentimentos negativos medo e solidão, descontrolam as mulheres. Entendo que as mais charmosas e atraentes, são as que são notadas onde que quer que estejam, e não as que se fazem notar, através de exibições exageradas e descabidas. Quando acossadas, elas procuram lenitivo  nos braços de Deus.

  Por isso, são mais fervorosas que os homens. A meditação e sublimação dos mistérios eternos, levam-nas a aceitar a razão, que a própria razão desconhece. Elas são fiéis seguidoras de JESUS CRISTO e penetram mais piedosamente nos mistérios divinos. Assim, é mais fácil a mulher tornar-se religiosa e o homem ateu. O homem interessa-se por um livro, que expõe  fatos e idéias. Para a mulher o tal livro só interessa se contar a história de algum homem; pois, toda vida dela gira em torno dele, na realidade ou na ficção.

           Deus fez a mulher forte e graciosa, para dominar  e administrar as fraquezas dos homens. Que a mulher continue inspirando grandes epopéias e histórias verdadeiras e de mentirinhas também Que inspire poetas, cancioneiros, pintores, românticos trovadores, escritores, escultores e todas as mentes apaixonadas, que tributam louvores ao seu poder oculto. Que as mulheres nunca permitam a vulgaridade dos seus dotes físicos e graciosidade, para serem tratadas como objetos de uso descartável e vulgar. Exploradas vergonhosamente pelos meios de comunicação. Mas que sejam um glorioso privilégio nas mãos dos homens, como inefáveis Musas inspiradoras.

        Afirmo, de olhos vendados, que as mulheres são lindas flores nos jardins de Deus.  Ainda terei um belo jardim bem defronte da janela do meu quarto, para homenageá-las.  Nele cultivarei, carinhosamente, muitas flores só com nomes femininos: margaridas, violetas, rosas, dálias, beneditas, perpétuas, hortências e angélicas.

Autor Rivaldo Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

older post