A Simbologia do Oi



0 comentários



Um Oiêêê Cheio de Felicidades pra Você!

O que "Oi" significa?
Oi é uma saudação sintética e moderna, que caiu no gosto de todo mundo. Oi simplifica o diálogo mas aumenta a distância entre as pessoas. Há trinta anos não se falava a palavra Oi; quase totalmente desconhecida, por sua conotação de vulgaridade e brejeirismo.

Hoje em dia Oi ganhou status, com lugar reservado na nossa literatura, por englobar na sua estrutura uma série de significados. Oi passou a ser a senha oficial para se iniciar um diálogo, para se cumprimentar alguém, para derreter o gelo da conversação em todos os níveis. Para iniciar uma mensagem pela Internet. Quando atendemos o telefone.
Assim se cumprimentam os namorados:
Ele: Oi Belezura... Ela: Oi Gatão.

Oi substitue as saudações: bom dia, boa tarde, boa noite.
Se você está na internet o Oi tem expressiva participação na conversação; pois sempre se inicia um bate papo com o corriqueiro Oi. Oi pra cá. Oi pra lá.

Oi na sua abrangência gramatical significa: Tudo bem? Estou ótimo. Tudo normal. O amor é lindo! Se você visita um doente, começa por um sonoro: - "Oi, tudo bem?" Se você atende o telefone, alguém pergunta: - Oi, quem fala? Se você passa lado a lado com um conhecido, troca-se Oi pra lá e Oi pra cá.

Se você não entendeu o que o interlocutou falou, vem logo o apaziguador Oi, para esclarecer. O Oi resolve tudo. Diz tudo. Oi, parece até uma palavra de cumplicidade. Em quase todas as situações da vida moderna o Oi intrometeu-se de forma radical, como moeda gramatical de troca de informações.

Quando respondo uma mensagem, lá vai o Oi em primeiro lugar. Então, o Oi infiltrou-se em todos os lugares. Acho que até nos sonhos o Oi aparece. O Oi tem várias nuances que identificam os momentos. Uma namorada encontra o namorado e exclama: - Ooooiiii! E ele responde: Oiiiêêê!
Pronto! Os corações se abrem em flor, o mundo passa a ser um mar de rosas.

Se acontece alguma coisa com um conhecido o Oi é assim:
- Oi, o que aconteceu colega? Que cara é esta?
Se alguém erra e tenta se explicar o Oi está presente.
- Oi, desculpe, mas...
Se alguém deu uma mancada no encontro lá vai a justificativa:
- Oi bem, eu esqueci da hora, perdôa, meu amor?
(O Oi já amaciou a situação)

O Oi invadiu o mundo mágico da telefonia e da Internet.
E assim, o Oi vai ganhando popularidade e terreno neste mundo cheio de frivolidades e de descobertas fantásticas.
Com "Oi" tudo fica mais simples, mais explicável.
Porque não há tempo a perder. Eu aposto como "Oiêêê" faz amigos. Quando eu não conheço o cara, falo "Oi" e pronto. Já somos amigos!


Um Oiiiêêê bem aloprado para você!

Autor Rivaldo Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

newer post older post