Dicas de português - parte 1



0 comentários
Ao longo de 10 dias irei postar 100 dicas de português para começar o ano mais esperto.

Esta mensagem é para relembrar o uso correto da língua  portuguesa, num linguajar mais seletivo e puritanista. Com o tempo ou sem o uso sistemático do idioma, nós vamos assimilando frases ou termos errados lidos ou ouvidos ocasionalmente.
Portanto, este lembrete é importante para nos dar a medida exata do uso das palavras, às vezes corriqueiras, mas que sua grafia incorreta concorreu para deturpá-las.
Repasse a página aos seus filhos, netos e aos conhecidos jovens que vão se submeter a algum concurso seletivo (vestibular) que use a fraseologia correta da nossa língua pátria.
Infelizmente nossa língua portuguesa está muito desmoralizada com algumas alterações que andaram fazendo por aí, sob o comando de pessoas ináptas e inéptas, como se fossem puritanistas linguísticos.
Quanto aos velhos (mais carinhosamente os idosos), não precisa mostrar porque eles não gostam mesmo de escrever...né?
 
ERUDIÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR.

Rivaldo Cavalcante.
10 primeiras dicas de português: 

1 - "Custas só se usa na linguagem jurídica" para designar despesas feitas no processo. Portanto, devemos dizer: "O filho vive à custa do pai". No singular.

2 - Não existe a expressão "à medida em que". Ou se usa à medida que correspondente a à proporção que, ou se usa na medida em que equivalente a tendo em vista que.

3 - 'O certo é "a meu ver" e não ao meu ver.

4 - "A princípio" significa inicialmente, "antes de mais nada": Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem. "Em princípio" quer dizer "em tese". Ex: Em princípio, todos concordaram com minha sugestão.

5 - "À-toa", (com hífen), é um adjetivo e significa "inútil", "desprezível". Ex: Esse rapaz é um sujeito à-toa. "À toa", (sem hífen), é uma locução adverbial e quer dizer "a esmo", "inutilmente". Ex: Andava à toa na vida.

6 - Com a conjunção se, deve-se utilizar acaso, e nunca caso. O certo: "Se acaso vir meu amigo por aí, diga-lhe..." Mas podemos dizer: "Caso o veja por aí...".

7 - 'Acerca de' quer dizer 'a respeito de'. Veja: Falei com ele acerca de um problema matemático. Mas há cerca de é uma expressão em que o verbo haver indica tempo transcorrido, equivalente a faz. Veja: Há cerca de um mês que não a vejo.

8 - Não esqueça: alface é substantivo feminino. A Alface está bem verdinha.

9 - Além pede sempre o hífen: 'além-mar', 'além-fronteiras', etc.

10 - Algures é um advérbio de lugar e quer dizer 'em algum lugar'. Já alhures significa 'em outro lugar'.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

newer post older post